Inscrições para novas vagas do Várzea Inclui já começaram

Programa municipal de combate ao desemprego, qualificação e reinserção profissional tem 50 postos de trabalho disponíveis; munícipes interessados devem estar desempregados e preencher outros requisitos socioeconômicos

O programa Várzea Inclui, política pública municipal para dar oportunidades de emprego, capacitação e recolocação profissional a moradores de Várzea Paulista desempregados e em situação de vulnerabilidade social, tem 50 novas vagas abertas — 25 para homens e 25 para mulheres. As inscrições estarão abertas entre 19 de fevereiro e 11 de março.

Os contemplados exercerão atividades de interesse para a coletividade da cidade: limpeza pública, conservação de áreas verdes e praças, manutenção de prédios públicos municipais e estradas rurais, atendendo a necessidades temporárias ou emergenciais do município. Essas atividades laborativas serão exercidas por 32 horas semanais (quatro dias). Além disso, haverá seis horas semanais de capacitação, em um dia da semana, com profissionais experientes e qualificados — formação coordenada pela Unidade Gestora Municipal de Desenvolvimento Social.

Cada trabalhador receberá, mensalmente, o valor da Bolsa de Qualificação Profissional (um salário mínimo nacional) e ajuda de custo para deslocamento, e contará com um seguro de acidentes pessoais.

Locais e documentação para se inscrever

As inscrições deverão ser feitas de 19 de fevereiro a 11 de março, presencialmente, em um dos três Crass (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Confira os endereços:

Cras Oeste: Avenida Bertioga, 781 — Vila Tupi;

Cras Central: Rua José da Silva Leme, 62 — Jardim do Lar;

Cras Norte: Rua Capivari, 405 — Vila Real.

É obrigatório apresentar os documentos originais a seguir:

– Carteira profissional (com uma cópia do número da carteira e do último registro de emprego);

– CPF (original e uma cópia);

– RG (original e uma cópia);

– Comprovante de residência com CEP, como, por exemplo, uma conta de água, luz ou aluguel (original e uma cópia);

– Título de eleitor (original e uma cópia);

– Uma foto 3×4.

Requisitos

– Idade igual ou superior a 18 anos;

– Estar desempregado há mais de seis meses, sem estar recebendo seguro-desemprego ou qualquer outro benefício pago pelo RGPS (Regime da Previdência Social), com exceção do BPC (Benefício de Prestação Continuada);

– Ser residente em Várzea Paulista há ao menos um ano;

– Pertencer a uma família com renda per capita (por pessoa) de até um quarto de salário mínimo necessário para a manutenção de uma família — valor estipulado pelo DIEESE [Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, somando-se os rendimentos brutos dos membros da família, advindos do trabalho ou fontes de renda de qualquer outra natureza;

– Não ser beneficiário do INSS como aposentado ou pensionista;

– Só será aceita uma inscrição por família.

Seleção

Se o número de inscrições superar as vagas existentes, será feita uma seleção simples, em apenas uma etapa, considerando-se os critérios a seguir, pela ordem (se houver empate, parte-se para o próximo critério):

1.       Menor nível de escolaridade;

2.       Menor renda familiar per capita;

3.       Vulnerabilidade por condição de moradia;

4.       Maior idade;

5.       Ser egresso do sistema prisional;

6.      Existência, entre as pessoas do núcleo familiar, de adolescente em cumprimento de medida socioeducativa;

7.       Mulheres em situação de violência doméstica e/ou sexual.

Mais detalhes

O edital completo pode ser acessado na Imprensa Oficial do Município de 29 de janeiro de 2024, entre as páginas 4 e 5: http://tiny.cc/bb3lwz.