2024 começa com castração gratuita de cães e gatos em Jundiaí

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA) de Jundiaí começa o ano com a realização de dois mutirões de castração no próprio Departamento neste mês. O primeiro será na próxima sexta-feira (19) e o segundo no dia 26 (sexta-feira), a partir das 9h. Os mutirões acontecerão a partir de agendamento prévio.

“Estamos priorizando, nesses mutirões, as pessoas que têm vários animais para a castração, principalmente para evitarmos o descontrole populacional de cães e gatos na cidade. Uma das premissas da política de bem-estar animal na cidade é essa. Outra demanda é diminuir a fila das pessoas que já estão cadastradas. Por isso, já programamos esses dois mutirões logo em sequência”, disse a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.

Como cadastrar meu pet?

Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus animais de estimação gratuitamente podem fazer o cadastro pelo site do DEBEA ou pelo aplicativo APP Jundiaí. Jundiaienses podem inscrever cães e gatos – fêmeas e machos – com idades entre três meses e oito anos, e peso acima de um quilo e meio. O serviço chamará os tutores já cadastrados no sistema do DEBEA, de acordo com o número de vagas disponíveis. Depois do cadastro, as pessoas devem aguardar o contato do órgão.

Histórico dos mutirões de castração em Jundiaí

Em 2023, 2.818 castrações de cães e gatos nos mutirões promovidos pelo órgão, tanto no próprio Departamento quanto nos bairros. As ações são totalmente gratuitas. Lembrando que todos os animais castrados saem microchipados. Até agora, 12.136 animais estão no banco de dados da Prefeitura já microchipados.

No ano passado, também entrou em vigor um novo contrato de prestação de serviços de castração em Jundiaí. Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões em cinco anos, a previsão é que sejam realizadas 5.100 castrações por ano, aumento de 155% em relação ao contrato anterior. Até então, o recurso disponibilizado permitia a realização de aproximadamente 2.000 castrações/ano. O contrato tem vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais cinco.

“Estamos buscando diversas medidas, também com a realização de mutirões nos bairros ao longo do ano, para ampliar a adesão ao programa de castração gratuita. Para 2024, a meta é ampliar o número de 2023”, reforça o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

Fonte: Imprensa Jundiai