39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos começou com noite de festa no Parque da Uva

Há 90 anos unindo gerações. Com essa proposta, a 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos foi, oficialmente, aberta na noite de ontem, quinta-feira (11), durante cerimônia realizada pela Prefeitura e pela Associação Agrícola no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva.

Desde 1934, ano posterior ao surgimento da , a Festa agrega tudo o que há de melhor em Jundiaí: o trabalho no campo, as delícias e sabores da nossa terra, a alegria dos participantes e a confraternização das famílias. Estão todos convidados a prestigiar uma de nossas maiores e mais tradicionais festas, que, há 90 anos, vem unindo gerações e que nestes tempos têm ainda um olhar especial para o público infantojuvenil e as famílias pelo programa municipal Cidade das Crianças”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Além das presenças da Corte da Uva vigente – composta pela Rainha Sabrina de Paula, pela Primeira Princesa Larissa Bonfim e pela Segunda Princesa Luana Araújo – a noite de Festa contou com as presenças de Rainhas, Princesas e vinhateiros de edições anteriores, integrantes do Comitê das Crianças, agricultores, artistas e pelo público em geral.

Entre as autoridades presentes à cerimônia estiveram: representando o Ministério da Agricultura e Pecuária, o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Júlio Ramos, e o superintendente estadual, Guilherme Campos; de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; o secretário estadual de Turismo e de Viagens, Roberto de Lucena; a secretária estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton; e o sub-secretário estadual de Agricultura, Orlando de Castro; além do vice-prefeito, Gustavo Martinelli; gestores da Prefeitura e o vereador Val Freitas, que representou a Câmara Municipal.

O gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, falou dos motivos para celebrar a Festa. “Este ano a Festa tem um motivo a mais para comemorar, pois esta é a sua primeira edição com a safra da Uva Niagara Rosada de Jundiahy desde a sua Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), tornando-se a primeira uva paulista com esta certificação.”

Já o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, falou da programação gratuita preparada para as famílias visitantes. “Este ano, são mais de 900 os artistas locais contratados para as apresentações musicais, intervenções e brincadeiras, espalhadas nos cinco palcos temáticos e pelas ruas do Parque. São, portanto, 200 artistas a mais que no ano passado, demonstrando as sempre crescentes dimensões da Festa e o fomento da Prefeitura ao trabalho artístico da cidade.”

Mais Festa
A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí segue nos dias 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro e 02, 03 e 04 de fevereiro – às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos das 10h às 21h.Outras novidades serão a Tarifa Social a R$ 1 para o transporte público na cidade durante os quatro domingos de Festa e a criação da linha 308 de ônibus para o Parque a partir do Terminal Central. Desse mesmo terminal, o Parque também pode ser acessado pelas linhas 524, 526, 527 e 942.

Além das atrações musicais nos cinco palcos, a programação traz ainda, aos sábados e domingos, às 14h, a tradicional Pisa da Uva. Já às 16h30, o público tem novo encontro com a Corte da Uva, para o Cortejo da Uva pelo Parque, até, às 17h15, realizar o também tradicional Brinde ao Pôr do Sol. Aos domingos, o Leilão das Frutas Premiadas é sempre às 16h.

A entrada no Parque da Uva e as atrações culturais da Festa são gratuitas. Como parte da Ação Solidária da Fundo Social de Solidariedade (Funss), os visitantes poderão doar alimentos não perecíveis, em caixas de arrecadação na entrada do Parque.

Os detalhes da programação podem ser conferidos no site oficial da Festa.

A 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos de Jundiaí é uma realização da Prefeitura e da Associação Agrícola de Jundiaí; patrocínio da Cervejaria Germânia; apoio da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), da DAE Jundiaí e do Circuito das Frutas; e apoio educacional do Senac.

Além dos estacionamentos oficiais da Festa, como novidade para esta edição será disponibilizado ainda um estacionamento no Paço Municipal, com funcionamento aos sábados, das 9h às 23h, e aos domingos, das 9h às 22h. Este estacionamento e as vans que transportarão os visitantes até o Parque – com periodicidade de 20 minutos – serão gratuitos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PM